terça-feira, 16 de junho de 2015

EXEMPLO PANO DE AULA I

Tema da aula: Ligação metálica.


Justificativa: Os metais e as ligas metálicas são cada vez mais importantes em nosso dia-a-dia, o cobre por exemplo é usado em fios elétricos, o magnésio é empregado em rodas de automóveis e partes de aviões. Sendo assim, é imprescindível conhecer a química presente nessa forma de matéria.


I – OBJETIVOS

  1. Geral
Conhecer a química presente nos metais.


  1. Específicos
  • Conhecer a forma de agrupamento dos metais;
  • Compreender o que é uma ligação metálica;
  • Conceituar o que é uma liga metálica;
  • Identificar as propriedades dos metais;


2 – CONTEÚDO


  • Ligação metálica;
  • Ligas metálicas;
  • Estrutura dos metais;
  • Propriedades dos metais.


3 – METODOLOGIA/ PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS
Inicialmente realização de um debate, perguntando aos alunos quais materiais podem ser encontrados os metais e citando-os. Em seguida, introdução dos conceitos básicos de ligação metálica, ligas metálicas, a estrutura e a propriedade dos metais. Ao termino, direcionamento dos alunos para o laboratório de informática, para a utilização do webquest “batons X metais pesados” como forma de método avaliativo bimestral. A atividade proporcionada pelo webquest será monitorada ativamente ao decorrer da aula. No final da aula, breve revisão dos assuntos abordados e orientação na prática proposta pelo webquest.


4 – RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro branco, pincel, livro, computador e webquest “batons X metais pesados”.


5 – AVALIAÇÃO
A avaliação será na forma de como os alunos colocarão a prática proposta pela webquest, no conhecimento obtido através das pesquisas, e em determinados aspectos na apresentação da atividade desenvolvida (teatro) da webquest.


REFERÊNCIAS
Feltre, Ricardo. Química Geral Vol.1 6 ed. 2004. São Paulo. Editora Moderna;

webquestfacil.com.br;

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