Justificativa:
Os metais e as ligas metálicas são cada vez mais importantes em
nosso dia-a-dia, o cobre por exemplo é usado em fios elétricos, o
magnésio é empregado em rodas de automóveis e partes de aviões.
Sendo assim, é imprescindível conhecer a química presente nessa
forma de matéria.
I
– OBJETIVOS
- Geral
Conhecer
a química presente nos metais.
- Específicos
- Conhecer a forma de agrupamento dos metais;
- Compreender o que é uma ligação metálica;
- Conceituar o que é uma liga metálica;
- Identificar as propriedades dos metais;
2
– CONTEÚDO
- Ligação metálica;
- Ligas metálicas;
- Estrutura dos metais;
- Propriedades dos metais.
3
– METODOLOGIA/ PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS
Inicialmente
realização de um debate, perguntando aos alunos quais materiais
podem ser encontrados os metais e citando-os. Em seguida, introdução
dos conceitos básicos de ligação metálica, ligas metálicas, a
estrutura e a propriedade dos metais. Ao termino, direcionamento dos
alunos para o laboratório de informática, para a utilização do
webquest “batons X metais pesados” como forma de método
avaliativo bimestral. A atividade proporcionada pelo webquest será
monitorada ativamente ao decorrer da aula. No final da aula, breve
revisão dos assuntos abordados e orientação na prática proposta
pelo webquest.
4
– RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro
branco, pincel, livro, computador e webquest “batons X metais
pesados”.
5
– AVALIAÇÃO
A
avaliação será na forma de como os alunos colocarão a prática
proposta pela webquest, no conhecimento obtido através das
pesquisas, e em determinados aspectos na apresentação da atividade
desenvolvida (teatro) da webquest.
REFERÊNCIAS
Feltre,
Ricardo. Química Geral Vol.1 6 ed. 2004. São Paulo. Editora
Moderna;
webquestfacil.com.br;
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