sexta-feira, 19 de junho de 2015

EXEMPLO PLANO DE AULA II


Tema da aula: Soluções ácidas, básicas e medição de pH.

Justificativa: Ácidos e bases estão constantemente presentes no nosso dia-a-dia. Entre muitas aplicações, as soluções básicas são usadas para escovar os dentes, lavar a louça e neutralizar a acidez do estômago por recomendação médica. Já as soluções ácidas estão presentes no vinagre, iogurte e algumas frutas cítricas como limão e laranja. Sendo assim é imprescindível o estudo sobre os ácidos e as bases.

I – OBJETIVOS

1.1.Geral
Perceber a importância dos ácidos e das bases para nossa vida e conhecer suas principais características.

1.2.Específicos
o   Identificar se uma solução é ácida ou básica;
o   Visualizar o efeito dos indicadores ácido-base nas soluções;
o   Conhecer e identificar acidez e basicidade através da escala de acidez-basicidade;
o   Perceber que o pH de um sistema é dependente das concentrações de hidrônio e hidroxila;

2 – CONTEÚDO
o   Introdução ácido-base;
o   Propriedades funcionais de ácido-base;
o   Escala de pH;
o   Indicadores ácido-base;

3 – METODOLOGIA/ PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS
Inicialmente realização de um debate com os alunos questionando se determinados produtos e alimentos encontrados em casa tem característica ácida ou básica, ex: leite de magnésia, vinagre, limão, detergente e etc.
Em seguida, exposição dos conceitos básicos de acidez e basicidade e a escala de pH: medida de ácidos e bases. Ao término, direcionamento dos alunos para o laboratório de informática para a utilização de software soluções ácido-base envolvendo medidas de pH de soluções ácidas e básicas. O uso do software será monitorado ativamente com comentários sobre o acontecimento no processo.Fechamento da aula com breve revisão dos assuntos abordados.

4 – RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro branco, pincel, livro, computador, software soluções ácido-base.

5 – AVALIAÇÃO
Avaliação será a partir dos conhecimentos obtidos em aula expositiva dialógica aplicada ao software soluções ácido-base.

REFERÊNCIAS
Feltre, Ricardo. Química Geral Vol.1, 6 ed. 2004. São Paulo. Editora Moderna;
Ana Paula Bemfeito...[et.al.]Passaporte Para Ciências Vol.4, 2006. São Paulo. Editora do Brasil.

http://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/acid-base-solutions.

Nenhum comentário:

Postar um comentário